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Presença X Posicionamento Digital


É a mesma coisa presença e posicionamento digital? Na nossa opinião NÃO! São coisas opostas, mas que se complementam. Primeiro vamos falar da presença, que é onde você está, que nada mais nada menos é ser visto em vários meios da internet, como, por exemplo: redes sociais, site, google, etc. Posicionamento já é a forma como você e/ou a sua empresa vai se comunicar com o seu público nesses locais digitais onde você está.

Falando ainda em posicionamento, é importante frisar que inclusive se você não se posiciona sobre um determinado assunto, isso também comunica. Por isso, é fundamental conhecer o seu negócio para saber como vai abordar aquele assunto no mundo digital. Então, faça um bom planejamento, para saber exatamente qual é o foco e objetivo da sua empresa, para não “se perder” no ambiente digital.

Conhecer as redes sociais e o cada uma delas pode te oferecer, se você souber usá-las a seu favor, isso vai ajudar muito na conversão dos clientes. Portanto, trace uma estratégia para você e/ou sua empresa, para saber quais redes sociais vai utilizar, e como será a forma de se comunicar lá. Na verdade, o primeiro passo é pensar no seu público, em quem vai consumir o seu produto ou serviço, e entender como eles se comunicam na internet e onde eles estão presentes. Como, por exemplo, será que vale a pena fazer um Tik Tok? Se seu público for infanto-juvenil, com certeza vale, mas se seu público for de pessoas com mais de 40 anos, por exemplo, essa rede social não será muito boa para você, então terá que estar mais presente no Facebook, por exemplo. Então, defina onde será a sua presença digital!

Uma rede social não anula a outra. Estar presente em mais de uma rede social, se casa bem para você ou sua empresa, é o melhor caminho, pois não dá para depender só de uma determinada rede social para atingir o seu público. O que aconselhamos é sempre estar buscando aprimoramento nas redes sociais que está presente, e também analisar se vale a pena ampliar o leque de possibilidades em outras redes sociais. Certamente o seu público não está só consumindo conteúdo em uma rede social. Pense nisso! Também não adianta nada fazer várias redes sociais e não atualizá-las. Isso será um tiro no pé, portanto, cuidado! Extremamente importante ter uma periodicidade, ou seja, poste com frequência, de acordo com o seu planejamento.

A partir disso vem o posicionamento em cada uma delas. Estude cada rede social que você está presente, e busque ao máximo explorar o que cada uma delas pode te trazer de benefício. Utilize isso a seu favor e se posicione! É importante fazer o seu público entender como você pensa sobre determinado assunto.


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