Buscar
  • VivaCast

Erros e acertos em 9 anos de empresa


Não temos na escola a matéria de empreendedor, portanto, é só através da prática mesmo para perceber o que foi um erro e acerto dentro da sua empresa. Logicmaente que não existe uma fórmula mágica ou uma regra do que é necessário fazer para não errar. Tanto porque os erros fazem parte do crescimento e amadurecimento de uma empresa. A ideia é você aprender com os erros e aperfeiçoar os acertos, pra você continuar errando de uma forma mais assertiva. Listamos alguns erros e acertos nesses 9 anos de empresa, então confere aí e veja se também se identifica com algo:

ACERTO:

- A Monvie começou em 2011 como um projeto paralelo. Nós (Vinicius Montenegro e Vanessa Viegas) estávamos empregados, e não largamos tudo para começar um negócio que ainda era apenas uma aposta e no momento não tínhamos a pretensão de trabalhar só com a produtora de vídeo. Fomos testando aos poucos, nas horas vagas, por cerca de 1 ano, sendo contratados por amigos e conhecidos, até sentir se era isso mesmo que queríamos fazer da vida. Foi necessário esse tempo e o processo de amadurecimento, até finalmente largamos os nossos empregos fixos para nos aventurarmos no empreendedorismo.

ERRO:

- Abraçar o mundo logo que começou, pois perdemos o nosso foco central. Perdemos o objetivo principal de ser só uma produtora de vídeo, que era a nossa ideia inicial. Como somos uma dupla de sócios formada por um jornalista (Vinicius) e uma publicitária (Vanessa), tínhamos o mundo da comunicação e marketing em nossas mãos. Além de só fazer vídeos, surgiram demandas constantes, como:

- Gerenciamento e abastecimento de redes sociais

- Criação de peças offline, como: flyer, folder, banner, outdoor, etc.

- Desenvolvimento de Identidade Visual e papelaria.

- Elaboração de site (layout, diagramação, foto, texto, etc.)

- Planejamento estratégico de campanhas publicitárias e motes.

- Produção de foto e texto

- Projeto gráfico e diagramação de revistas, jornais, informativos, etc.

E a gente abraçou todos esses trabalhos. Portanto, viramos mais uma agência de comunicação e marketing, que fazia de tudo um pouco, além de vídeos, do que apenas uma produtora de vídeo, que era o nosso plano inicial.

ACERTO:

- Quando paramos de abraçar muito o mundo e achamos um foco de onde queríamos chegar, qual público atingir, e que tipo de serviço prestar, paramos de ficar meio sem rumo, e começamos a nos centrar novamente no nosso objetivo principal, com mais planejamento.

ERRO:

- Fazer qualquer trabalho que sabe só por causa do dinheiro. Isso é um grande problema, pois toma muito tempo. Você acaba perdendo preciosas horas do seu dia em outros trabalhos que não gosta de fazer, só porque está entrando dinheiro, mas esquece que além de estar se afastando do seu objetivo, você fica sem tempo para o que realmente importa para evoluir, aprender e aperfeiçoar aquele serviço que tem prazer em fazer. E até em ir atrás de outros clientes nessa área, para poder seguir o seu plano. Portanto, não vá atrás só do dinheiro. Porque tempo também é investir em você, que por consequência pode te trazer ainda mais dinheiro, e de forma prazerosa.

Não deixe o medo e a insegurança atrapalhar os teus objetivos!

ACERTO:

- Planejamento financeiro. Falta de organização financeira mata uma empresa! Isso é fato. Não dá para não levar isso a sério se você busca ter uma empresa saudável e lucrativa. Muitas empresas vão à falência porque não conseguem mais controlar a bola de neve que vira uma má organização da grana. Colocar em planilhas todos os faturamentos e gastos, e saber fazer a distribuição correta do lucro, é imprescindível. Ter uma reserva, se preparar e projetar o futuro são peças fundamentais. Então, abra o seu Excel e já coloca tudo lá para acompanhar de perto as finanças do seu negócio.

ERRO:

- Fazer trabalhos que você ACHA que consegue dar conta, mas não sabe fazer e nunca fez antes. É normal e natural achar que consegue fazer algo pela primeira vez tendo uma oportunidade em mãos, e que inclusive às vezes você consegue e executa bem, mas o erro muitas vezes está em ter algo além do que dá conta, e não pedir ajuda para quem conhece sobre o assunto, não contratar as pessoas certas, não alugar os equipamentos necessários e não ir atrás das devidas ferramentas para uma boa execução do projeto. Logicamente que você tem que acreditar nas suas capacidades, mas saiba reconhecer os seus limites também. Com humildade, todo mundo ganha no final, você, o cliente, e o resultado do job!

ERRO QUE VIROU ACERTO:

- Acumular funções. No início parece não ser uma escolha muito fácil, ainda mais se for uma empresa menor, onde quem tem que bater o escanteio, correr para cabecear e fazer o gol é você mesmo! Isso pode ser um erro se você faz de maneira desorganizada e ainda não desempenha bem aquelas funções. Você tem tanta coisa para fazer, que só quer fazer logo para se livrar daquilo e acaba não se aperfeiçoando em nenhuma função. Vai acabar fazendo várias funções, mas ao mesmo tempo não fazendo nada bem feito. Porém, para quem sabe aproveitar da missão de ser uma pessoa multitarefa, se dá bem com isso, pois aprende muito, fica bem mais habilidoso, expande conhecimento, conhece e aperfeiçoa áreas que não conhecia antes, sabe delegar funções e ser um bom líder! Se a sua vida é apagar fogo e acumular muitas funções, você não consegue planejar o futuro da sua empresa e ter tempo para conseguir fazer o trabalho fluir e ir pra frente.

ACERTO:

- Fazer pela sua empresa o que você faz pelos seus clientes. Priorize a sua empresa, a divulgação dos seus serviços, o planejamento a curto, médio e longo prazo, e também lute até o fim por ela, para que as suas ações deem certo! Não aplique o “casa de ferreiro espeto de pau”. Não dê desculpas do tipo “não tenho tempo”, coloque a sua empresa nas suas prioridades e colha os bons resultados do empreendedorismo!

--

O #VivaCast está disponível na íntegra no Spotify (clique aqui), no formato de #podcast, ou no YouTube, em #video (clique aqui).

#produtoradevideoportoalegre #produtoradevideo #produtoradevideosãopaulo #videosãopaulo #erroseacertosempresa #empresa #empreendedorismo #negócios

CONTATO
tire suas dúvidas e fale conosco. Ficaremos muito felizes em retribuir A sua confiança COM O nosso trabalho :)

Para orçamentos, informações e envio de portfólios: contato@monvie.com.br

  • youtube-monvie
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • podcast-vivacast

MONVIE  |  CONTEÚDOS EM VÍDEO

PORTO ALEGRE  -  CURITIBA  -  SÃO PAULO

Produtora de vídeo, estratégia de marca, Logo, logomarca, site, comunicação digital, agência, rede social, planejamento, conteúdo.

© 2020 by